01. QUESTÃO - Com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 sem repeti-los, podemos escrever “x” números de 4 algarismos, maiores que
3.200. O valor de “x” é:
A) 210
B) 228
C) 240
D) 300
E) 320
A) 210
B) 228
C) 240
D) 300
E) 320
02. QUESTÃO - Quarenta e um alunos da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) opinaram numa pesquisa em que eram solicitados a responder se eram leitores de jornal ou revista. Concluiu-se que exatamente 24 alunos leem jornal, 30 alunos leem revista e 5 alunos não leem jornal nem revista.
Quantos alunos leem jornal e revista?
A) 18 alunos
B) 21 alunos
C) 29 alunos
D) 35 alunos
E) 36 alunos
Quantos alunos leem jornal e revista?
A) 18 alunos
B) 21 alunos
C) 29 alunos
D) 35 alunos
E) 36 alunos
03. QUESTÃO - A pirâmide de Quéops, em Gizé, no Egito, tem aproximadamente 90√ 2 metros de altura, possui uma base
quadrada e suas faces laterais são triângulos equiláteros. Nessas condições, pode-se afirmar que, em metros, cada
uma de suas arestas mede:
A) 90
B) 120
C) 160
D) 180
E) 200
A) 90
B) 120
C) 160
D) 180
E) 200
04. QUESTÃO - O valor da incógnita na equação 4t - (2t - 5) = 3 - 4(2t + 3) é:
A) 1
B) - 3
C) - 1
D) 7/5
E) - 7/5
A) 1
B) - 3
C) - 1
D) 7/5
E) - 7/5
05. QUESTÃO - As equações (x + 1)² + (y – 4)² = 64 e (x – 4)² + (y + 8)² = 25 representam duas circunferências cuja posição
relativa no plano permite afirmar que são:
A) interiores (sem ponto de intersecção).
B) tangentes interiores.
C) tangentes exteriores.
D) exteriores (sem ponto de intersecção).
E) secantes.
A) interiores (sem ponto de intersecção).
B) tangentes interiores.
C) tangentes exteriores.
D) exteriores (sem ponto de intersecção).
E) secantes.
06. QUESTÃO - O valor de m de modo que a equação 3x² - 2x + m = 0 não admita raízes reais é:
A) m < 1/3
B) m > 1/3
C) m = 1/3
D) m = - 1/3
E) m > - 1/3
A) m < 1/3
B) m > 1/3
C) m = 1/3
D) m = - 1/3
E) m > - 1/3
07. QUESTÃO - Quantos múltiplos de 9 ou 15 há entre 100 e 1000?
A) 100
B) 120
C) 140
D) 160
E) 180
A) 100
B) 120
C) 140
D) 160
E) 180
08. QUESTÃO - Para confecção de uma peça metálica, foram fundidos 15kg de cobre, 9,75kg de zinco e 0,25kg de estanho. A porcentagem de cobre dessa peça é:
A) 70%
B) 65%
C) 60%
D) 55%
E) 52%
A) 70%
B) 65%
C) 60%
D) 55%
E) 52%
09. QUESTÃO - A medida do perímetro do triângulo cujos vértices são os pontos (1,1), (1,3) e (2,3) é:
A) 3 + √5
B) 3 + 2√5
C) 3 + 3√5
D) 3 + 4√5
E) 3 + 5√5
A) 3 + √5
B) 3 + 2√5
C) 3 + 3√5
D) 3 + 4√5
E) 3 + 5√5
10. QUESTÃO - O juro simples produzido por um capital de R$ 1.200,00 aplicado durante um ano e meio à taxa de 4% ao mês é:
A) R$ 564,00
B) R$ 664,00
C) R$ 764,00
D) R$ 864,00
E) R$ 900,00
A) R$ 564,00
B) R$ 664,00
C) R$ 764,00
D) R$ 864,00
E) R$ 900,00
11. QUESTÃO - A média aritmética das notas de Matemática em uma turma de 25 alunos em um dos doze Colégios Militares
existentes no Brasil diminui em 0,1, se alterarmos uma das notas para 6,8. A referida nota sem ser alterada é:
A) 4,3
B) 8,8
C) 4,8
D) 9,3
E) 9,8
A) 4,3
B) 8,8
C) 4,8
D) 9,3
E) 9,8
12. QUESTÃO - As medidas, em grau, dos ângulos internos de um triângulo são x, 2x e 3x. O menor ângulo interno desse triângulo vale:
A) 30°
B) 20°
C) 25°
D) 45°
E) 60°
A) 30°
B) 20°
C) 25°
D) 45°
E) 60°
13. QUESTÃO - Uma piscina com o formato de um paralelepípedo
retângulo tem dimensões, em metros, iguais a 20 por 8
por h, em que h é a profundidade.
Quando ela está cheia de água até 80% de sua capacidade, o volume de água é 256m³. Podemos concluir
que a medida em metros de h é:
A) Um número racional não inteiro.
B) Um número inteiro.
C) Um número menor que 1,8.
D) Um número maior que 2,2.
E) Um número irracional
14. QUESTÃO - No plano cartesiano, seja P o ponto situado no 1º quadrante e pertencente à reta de equação y = 3x. Sabendo que a distância de P à reta de equação 3x + 4y = 0 é igual a 3, podemos afirmar que a soma das coordenadas de P vale:
14. QUESTÃO - No plano cartesiano, seja P o ponto situado no 1º quadrante e pertencente à reta de equação y = 3x. Sabendo que a distância de P à reta de equação 3x + 4y = 0 é igual a 3, podemos afirmar que a soma das coordenadas de P vale:
A) 5,6
B) 5,2
C) 4,8
D) 4,0
E) 4,4
---------------------------------------------------------------------------------------------------
RESPOSTAS: 👇
01. QUESTÃO: B
02. QUESTÃO: A
03. QUESTÃO: D
04. QUESTÃO: E
05. QUESTÃO: C
06. QUESTÃO: B
07. QUESTÃO: C
08. QUESTÃO: C
09. QUESTÃO: A
10. QUESTÃO: D
11. QUESTÃO: D
12. QUESTÃO: A
13. QUESTÃO: B
14. QUESTÃO: D
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12 - QUESTÃO:
ResponderExcluir2x + 3x + x = 180
6x = 180
x = 30°
menor ângulo:
x = 30°
01 - QUETÃO:
ResponderExcluirConstrução de números com 4 algarismos maiores que 3200 dispondo de 6 algarismos: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
De olho na 4ª ordem (milhar):
4 __ __ __
5 __ __ __
6 __ __ __ 3.A5,3 = 5!/2! = 5.4.3 → sendo 3.60 = 180
De olho na 3ª ordem (centena):
3 2 __ __
3 3 Esta opção não serve, algarismo repetido
3 4 __ __ 4.A4,2 = 4!/2! = 4.3 → 4.12 = 48
3 5 __ __
3 6 __ __ Logo, temos que: 180 + 48 = 228 números
não entendi muito bem.
Excluirconsegui achar o tanto de numeros que conseguiriamos (360) mas não consegui definir qual deles seria maior que o valor que a questão deu.
ExcluirO gabarito da questão de número 4 está errado:
ResponderExcluir4t - (2t - 5) = 3 - 4(2t -3) =
4t - 2t + 5 = 3 - 8t +12 =
2t + 8t = 12 + 3 - 5 =
10t = 10
10t/10 = 1
t = 1
Consequentemente gabarito letra A. Caso haja algum detalhe que não percebi, corrijam.
04. QUESTÃO - O valor da incógnita na equação 4t - (2t - 5) = 3 - 4(2t + 3)
Excluir4t - (2t - 5) = 3 - 4(2t + 3)
4t - 2t + 5 = 3 - 8t - 12
4t - 2t + 8t = 3 - 12 - 5
10t = - 14
t = - 14/10
t = - 7/5
Vlw. Não vi o sinal direito. Tenho errado algumas questões por não prestar atenção no enunciado mesmo. Tenho que melhorar isso.
Excluir04. QUESTÃO - O valor da incógnita na equação 4t - (2t - 5) = 3 - 4(2t + 3)
ResponderExcluir4t - (2t - 5) = 3 - 4(2t + 3)
4t - 2t + 5 = 3 - 8t - 12
4t - 2t + 8t = 3 - 12 - 5
10t = - 14
t = - 14/10
t = - 7/5
como que o "3-4(2t+3)" se torna " 3 - 8t - 12". onde que multiplica isso?
ResponderExcluirPrincípio básico da multiplicação: -4(2t + 3) = -4(2t) - 4(3) = - 8t - 12
ExcluirNa questão 2, esse exatamente não seria apenas 24?
ResponderExcluirnão, a questão pergunta quantos alunos leem jornal e revista.
ResponderExcluir24+30+5=59
59-41=18