Literatura Brasileira - 60 Questões com gabarito

01. O soneto é uma das formas mais tradicionais e, na maioria das vezes, tem conteúdo:

A) lírico.
B) cronístico.
C) épico.
D) dramático.
E) satírico.

02. Sobre literatura, gênero e estilos literários, pode-se dizer que:

a) tanto no verso quanto na prosa pode haver poesia.
b) todo momento histórico apresenta um conjunto de normas que caracteriza suas manifestações culturais, constituindo o estilo da época.
c) o texto literário é aquele em que predominam a repetição da realidade, a linguagem linear, a unidade de sentido.
d) no gênero lírico os elementos do mundo exterior predominam sobre os do mundo interior do eu poético.

03. A forma fixa caracterizada por versos heroicos ou alexandrinos dispostos em duas quadras e dois tercetos é chamada: 

A) haicai. 
B) oitava. 
C) soneto. 
D) décima. 
E) espinela.

04. Os textos dramáticos podem ser definidos como aqueles em que:

a) a “voz narrativa” está entregue a um narrador onisciente.
b) uma “voz particular” manifesta a expressão do mundo interior
c) uma “voz particular” pertence a um personagem que conta a história.
d) a “voz narrativa” está entregue às personagens.
e) a “voz narrativa” exalta os feitos de um povo e de um herói.

05. O gênero dramático, entre outros aspectos, apresenta como característica essencial:

a) a presença de um narrador.
b) a estrutura dialógica.
c) o extravasamento lírico.
d) a musicalidade.
e) o descritivismo.

06. O soneto é uma das formas poéticas mais tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais e expressa, quase sempre, conteúdo:

a) dramático.
b) satírico. 
c) lírico.
d) épico.
e) cronístico.

07. O gênero dramático, entre outros aspectos, apresenta como característica essencial:

a) a presença de um narrador.
b) a estrutura dialógica.
c) o extravasamento lírico.
d) a musicalidade.
e) o descritivismo. 

08. Considerando as características das escolas literárias no Brasil, pode-se afirmar que o(a)

a) Arcadismo abordou temas religiosos, revelando profunda angústia existencial.
b) poesia romântica da 2ª fase apresentou exclusivamente uma tendência nacionalista.
c) Barroco se destacou pelo jogo de palavras e raciocínio, predominando a linguagem figurada.
d) Literatura Informativa tratava de textos escritos pelos jesuítas sobre as facilidades de conversão dos índios.
e) simbolista não se preocupava com a forma e seus textos são mais narrativos que poéticos.

09. O romance realista brasileiro, tal como o conhecemos, focaliza principalmente

a) as camadas marginalizadas da sociedade.
b) aspectos sociais e psicológicos nas relações humanas.
c) o preconceito racial.
d) a defesa das instituições, como o casamento, por exemplo.
e) a formação da nacionalidade.

10. Um traço essencial da poesia Parnasiana é o(a)

a) gosto pelas descrições.
b) verso livre.
c) nacionalismo ufanista.
d) linguagem coloquial.
e) liberdade formal

11. Dos poetas românticos abaixo, a indicação dos temas predominantes em suas obras está corretamente indicada em

A) Casimiro de Abreu - preocupações sociais, indianismo
B) Gonçalves Dias- religiosidade e exaltação à morte
C)Fagundes Varela – lembrança da pátria e da infância
D) Castro Alves – fuga da realidade, idealização da infância
E) Alvares de Azevedo – negativismo boêmio, exaltação da morte.

12. Assinale a alternativa correta em relação ao Quinhentismo brasileiro.

A) É um período bastante produtivo da literatura brasileira, com importantes poetas exaltando as qualidades da nova terra.
B) É o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, tendo como destaque o poeta Basílio da Gama. É uma escola de exaltação do sentimento de brasilidade.
C) É um período em que não se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambições e intenções do homem europeu.
D) É composta de crônicas de viagem e de uma vasta produção jesuítica, com objetivos de descrever o interior do Brasil e converter índios e negros à fé católica.
E) É uma fase inicial da nossa literatura, mas essencial para a formação cultural brasileira pela qualidade dos poemas e romances nela produzidos.

13. Quanto à Literatura Brasileira, assinale a alternativa correta.

A) Os escritores românticos, contrários aos árcades, buscavam uma forma mais objetiva de descrever a realidade, revelando os costumes, as relações sociais, a crise das instituições etc.
B) O racionalismo é uma característica presente tanto no Arcadismo, quanto no Realismo, em contraposição ao Barroco e ao Romantismo, respectivamente.
C) A publicação de “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, em 1881, marca oficialmente o início do Realismo no Brasil.
D) A linguagem objetiva, a perfeição formal e o universalismo são características presentes na poesia barroca.
E) Amor, solidão, pátria, índio, medievalismo são temas igualmente presentes na poesia épica de Gonçalves Dias e Castro Alves.

14. Pretender ser universal, utilizando-se de uma linguagem objetiva, que busca a contenção dos sentimentos e a perfeição formal, faz parte do:
A) Parnasianismo
B) Barroco
c) Romantismo
d) Realismo
e) Modernismo

15. Sobre o Realismo, é correto afirmar que

A) em Portugal, as obras mais importantes do período foram escritas em versos por Almeida Garret.
B) os autores do período privilegiaram a subjetividade e a emoção, criando obras em primeira pessoa.
C) na polêmica conhecida como "Questão coimbrã", Antero de Quental defende que a poesia era espaço do belo e não de questões sociais.
D) em suas obras, os realistas expressam a insatisfação com a ganância e a hipocrisia da sociedade burguesa.
E) as classes mais pobres e os fatos cotidianos são excluídos das obras do período.

16. Complete o espaço corretamente.

A característica mais marcante do _________________________ é o culto da forma, representado pelas formas fixas, como o soneto, pela metrificação rigorosa e pelas rimas perfeitas. A beleza do poema deveria ser alcançada a qualquer custo.

A) Parnasianismo
B) Romantismo
C) Simbolismo
D) Realismo
E) Barroco

17. Autores representantes do movimento literário conhecido como SIMBOLISMO:

A) Cruz e Souza e Eugênio de Castro
B) Machado de Assis e Gonçalves Dias
C) Cláudio Manuel da Costa e Luís da Cunha Meneses
D) Gonçalves de Magalhães e  Joaquim Manoel de Macedo
E) Olavo Bilac e Raimundo Correia.

18. Esse movimento literário reagiu contra o Positivismo, o Naturalismo e o Parnasianismo. Mergulho no "eu" (introspecção), emoção, universo metafísico e filosófico, misticismo, desejo de transcender o mundo e alcançar o "cosmos", pessimismo, subjetivismo e decadência humana, são suas características.
Esse movimento literário foi o:

A) Parnasianismo
B) Realismo
C) Quinhentismo
D) Romantismo
E) Simbolismo

19. Os escritores desse movimento literário, ao contrário dos românticos, não se envolviam emocionalmente. Não existia mais aquele sentimentalismo do Romantismo. Estavam mais preocupados em representar a realidade da forma mais concreta e fiel possível. Por isso, suas narrativas eram bem detalhadas e seus personagens eram trabalhados psicologicamente (análise psicológica). A sociedade tinha que ser observada do modo mais real, concreto e objetivo possível (sem a interferência das emoções), analisando os valores da sociedade e criticando suas instituições e os comportamentos da época.
O trecho acima apresenta características do seguinte movimento literário:

A) Parnasianismo
B) Realismo
C) Quinhentismo
D) Romantismo
E) Naturalismo

20. Movimento literário caracterizado pela subjetividade, pela emoção, pelo sentimentalismo e pelo lirismo:

A) Barroco
B) Trovadorismo
C) Quinhentismo
D) Romantismo
E) Naturalismo

21. Crítica da vida nas cidades ("fugere urbem" ou "fuga da cidade"), valorização da vida no campo (vida bucólica), vida mais simples e natural, uso de apelidos, linguagem mais simples, pastoralismo, sentimentos mais espontâneos, pureza dos nativos são características do seguinte movimento literário:  

A) Arcadismo
B) Trovadorismo
C) Quinhentismo
D) Barroco
E) Naturalismo

22. O tempo passa rápido, a vida é efêmera (é rápida), o tempo é veloz e destrói tudo. Tudo é instável e passageiro (Carpe Diem). 

O trecho acima representa características de qual manifestação literária?
A) Concretismo
B) Trovadorismo
C) Quinhentismo
D) Barroco
E) Naturalismo

23. Valorização do cultismo, ou seja, a linguagem difícil e rebuscada, cheia de inversões e de jogo de palavras, empregando demais as figuras de linguagem; valorização do conceptismo, que está associado ao pensamento complexo, ao raciocínio lógico, ao jogo de ideias, são características de qual manifestação literária?

A) Concretismo
B) Trovadorismo
C) Quinhentismo
D) Barroco
E) Naturalismo

24. A Manifestação literária caracterizada por um período de contradições e de dualidades, onde o homem se vê perdido entre a doutrina cristã e as ideias do Renascimento (Classicismo): 

A) Concretismo
B) Trovadorismo
C) Quinhentismo
D) Naturalismo
E) Barroco

25. Também chamada de "Literatura de Informação" esse período literário caracterizou-se por apresentar relatos de viagem com características informativas e descritivas sobre as terras descobertas pelos portugueses no século XVI, desde a fauna, a flora e o povo. Além disso, outras características dessa escola literária são a conquista material e espiritual, a linguagem simples e a utilização de adjetivos. 
O enunciado acima representa a seguinte manifestação literária:

A) Concretismo
B) Trovadorismo
C) Quinhentismo
D) Naturalismo
E) Classicismo

26. Movimento literário que se caracterizou pelo o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de alma, emoções e sentimentalismo foi o: 

A) Concretismo
B) Iluminismo
C) Parnasianismo
D) Naturalismo
E) Romantismo

27. Escola literária que apresenta como principais características, em suas obras, a valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético:

A) Arcadismo
B) Barroco
C) Romantismo
D) Simbolismo
E) Parnasianismo

28. O movimento literário que caracterizou-se pelo pioneirismo na busca pela nacionalização da literatura por meio da valorização da paisagem e da cultura da nossa terra, opondo-se ao neoclassicismo foi o:

A) Clacissismo. 
B) Arcadismo. 
C) Romantismo. 
D) Parnasianismo. 
E) Simbolismo.

29. O movimento literário que se caracterizou pela Valorização do homem, paganismo, superioridade do homem sobre a natureza, objetividade, racionalismo, universalidade, saber concreto em detrimento do abstrato e rigor métrico e estrófico foi o: 

A) Concretismo
B) Trovadorismo
C) Parnasianismo
D) Naturalismo
E) Classicismo

30. Esse movimento literário pode ser considerado um movimento anti-romântico pelo fato de retomar muitos aspectos do racionalismo clássico. Definiu-se, no Brasil, com o livro "Poesias", de Olavo Bilac, publicado em 1888. 

Estamos falando do:

A) romantismo
B) realismo
C) modernismo
D) parnasianismo
E) simbolismo

31. Esse movimento literário é caracterizado pelo desenvolvimento do gênero lírico, em que os poetas assumem postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado. 

Trata-se do:

A) barroco
B) arcadismo
C) quinhentismo
D) Romantismo
E) Classicismo

32. Completando as lacunas abaixo temos: 

A literatura informativa do ____________________ empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva. Já o __________________ apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações. 

A) Quinhentismo brasileiro, Barroco
B) Barroco, Romantismo
C) Romantismo, Quinhentismo brasileiro
D) Quinhentismo brasileiro, Modernismo
E) Realismo, Simbolismo

33. Marque a alternativa que apresenta informação correta sobre autor e obra representativos da literatura brasileira 

A) Aluísio de Azevedo escreveu “O Cortiço”, obra em que fica evidente a zoomorfização das personagens. 
B) Machado de Assis escreveu “Dom Casmurro”, romance idealista sobre a experiência do amor inacessível. 
C) Raul Pompéia escreveu “Lira dos Vinte Anos”, e é um representante do mal-do-século no Romantismo. 
D) Gregório de Matos escreveu peças teatrais populares e de conteúdo religioso para catequizar os indígenas. 
E) Olavo Bilac escreveu “Navio Negreiro” e “Vozes da África”, poemas com evidentes intenções abolicionistas.

34. “A feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de mostrar suas vergonhas.” Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o povo que a habitava. A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar que:

A) os textos dessa época têm grande valor literário.
B) registra apenas o choque cultural entre colonizadores e colonizados.
C) toda essa produção está diretamente relacionada à intenção de catequizar os selvagens.
D) os textos quinhentistas fazem parte do movimento literário intitulado Poesia Pau-Brasil.
E) a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.

35. Em poesia, para determinar a medida de um verso, divide-se o verso em sílabas poéticas. Esse procedimento tem o nome de

A) redondilha. 
B) dístico. 
C) escansão. 
D) métrica. 
E) quintilha.

36. O poeta da Segunda Geração Romântica que soube utilizar, de forma sensível e surpreendente, os temas e as formas estereotipados do Ultrarromantismo, bem como poetizar figuras e imagens retiradas do cotidiano mais banal foi

A) Gonçalves Dias 
B) José de Alencar 
C) Álvares de Azevedo 
D) Machado de Assis
E) Castro Alves

37. A obra literária que marca o final do Romantismo e o início do Realismo no Brasil é

A) “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães.
B) “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo.
C) “O Guarani”, de José de Alencar.
D) “O Ateneu”, de Raul Pompéia.
E) “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.

38. Em "A arte _______________ é a expressão das contradições e do conflito espiritual do homem da época.", qual a alternativa que completa corretamente a lacuna?

A) clássica
B) barroca
C) romântica
D) árcade
E) parnasiana

39. A literatura do pré-modernismo brasileiro, nas obras de Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, caracteriza-se pela:

A) descrição e romantização da sociedade rural.
B) interpretação e polêmica voltadas para a problemática social.
C) análise e idealização da sociedade urbana.
D) restauração e mitificação da temática histórica.
E) reconstrução e fabulação da sociedade indígena.

40. Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como:

a) a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.
b) pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que julgavam por demais europeizadas.
c) a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz nessa matéria.
d) uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
e) aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira, desde suas primeiras manifestações.

41. Assinale a alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo:

a) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
b) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
d) Euclides da Cunha, com a obra "Os Sertões", ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.
e) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.

42. Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre o Naturalismo no Brasil.

a) O Naturalismo, por seus princípios científicos, considerava as narrativas literárias exemplos de demonstração de teses e ideias sobre a sociedade e o homem.
b) O Naturalismo usou elementos da natureza selvagem do Brasil do século XIX para defender teses sobre os defeitos da cultura primitiva.
c) A valorização da natureza rude verificada nos poetas árcades se prolonga na visão naturalista do século XIX, que toma a natureza decadente dos cortiços para provar os malefícios da mestiçagem.
d) O Naturalismo no Brasil esteve sempre ligado à beleza das paisagens das cidades e do interior do Brasil.
e) O Naturalismo do século XIX no Brasil difundiu na literatura uma linguagem científica e hermética, fazendo com que os textos literários fossem lidos apenas por intelectuais.

43. Sobre o Realismo, assinale a afirmativa correta:

a) O romance é visto como distração e não como meio de crítica às instituições sociais decadentes.
b) Os escritores realistas procuram ser pessoais e objetivos.
c) O romance sertanejo ou regionalista originou-se no Realismo.
d) O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico.
e) O Realismo vê o Homem somente como um produto biológico.

44. A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:

a) tem grande valor informativo;
b) marca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
e) tem fortes doses nacionalistas.

45. Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que: 

a) tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas. 
b) teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa. 
c) nos legou os poemas de feição épica Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão) e O Uraguai (de Basílio da Gama), no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro. 
d) norteou, em termos dos valores estéticos básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor. 
e) apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos abusos de poder da Coroa Portuguesa.

46. Há no Arcadismo brasileiro uma obra satírica de forma epistolar que suscitou dúvidas de autoria durante mais de um século. Assinale abaixo a alternativa que apresente o nome correto dessa obra e seu autor mais provável: 

a) O Reino da estupidez e Francisco de Melo Franco 
b) Viola de Lereno e Domingos Caldas Barbosa 
c) O desertor e Manuel Inácio da Silva Alvarenga 
d) Cartas chilenas e Tomás Antônio Gonzaga 
e) Os Bruzundangas e Lima Barret.

47. Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

48. Não corresponde ao Simbolismo a afirmativa:

a) No Brasil, o Simbolismo  começa em 1893 com a publicação de Missal e Broquéis, ambos de Cruz e Souza.
b) Olavo Bilac, um dos poetas mais festejados do período, escreveu o poema formal Profissão de fé.
c) Os versos “Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas...” fazem parte do poema “Violões que choram”.
d) O autor mais representativo desse movimento – Cruz e Souza – também é chamado de Cisne Negro.
e) Alphonsus de Guimarães é o autor de Ismália.

49. O Naturalismo foi um movimento estético muito influenciado pelo pensamento cientificista da época. As teorias que interpretaram a realidade nesse tempo foram:

a) determinismo, positivismo, futurismo, surrealismo.
b) determinismo, socialismo científico, expressionismo e futurismo.
c) evolucionismo, positivismo, dadaísmo e surrealismo.
d) determinismo, positivismo, evolucionismo e socialismo científico.
e) evolucionismo, futurismo, socialismo científico e surrealismo.

50. São características parnasianas:

a) perfeição formal, preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.
b) preocupação excessiva com a forma, análise determinista do homem, subjetivismo e universalismo.
c) desprezo pela forma requintada, preocupação político-social, objetivismo e individualismo.
d) forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo exacerbado e análise psicológica do homem.
e) impassibilidade (distanciamento das emoções), “poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.

51. São características da linguagem naturalista, exceto:

a) Determinismo;
b) Preferência por temas de patologia social;
c) Objetivismo científico e impessoalidade;
d) Linguagem simples;
e) Subjetividade.

52. Sobre as características do Arcadismo, é correto afirmar, exceto:

a) Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a vida luxuosa e triste na cidade.
b) Apego excessivo pela forma em detrimento do conteúdo. O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos.
c) Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.
d) O desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possível, também conhecido como carpe diem.
e) A poesia árcade apresentou um convencionalismo amoroso: não há variações emocionais de um poema para o outro nem de poeta para poeta, importando mais escrever poemas como os poetas clássicos escreviam.

53. No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta:

A) Gregório de Matos
B) Jerônimo Baía
C) Bento Teixeira
D) Bento Gonçalves
E) Camões

54. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:

a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em vista seu aprimoramento, com base na cultura greco-romana.
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
d) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.
e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.

55. Em relação ao Romantismo, pode-se afirmar que:

I –O poeta romântico deixa-se arrebatar pelo conflito entre o mundo imaginário e o real, expresso num sentimentalismo acentuado.
II –Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela e Gonçalves de Magalhães pertencem à segunda geração romântica.
III –O ilogismo leva o autor romântico a instabilidades emocionais que são traduzidas em atitudes contraditórias: entusiasmo e depressão, alegria e tristeza.

Estão corretas as afirmativas:

a) Apenas I e III.
b) I, II e III.
c) Apenas II.
d) Apenas I e II.
e) Apenas III.

56. Não é característica da escola literária a que Padre Vieira pertence:

a) emprego frequente de palavras que designam cores, perfumes e sensações táteis.
b) uso constante da metáfora e da antítese.
c) união de duas ideias contrárias em um único pensamento.
d) composição de cantigas de amor e cantigas de amigo.
e) utilização de muitas frases interrogativas.

57.

"Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha."

Pode-se reconhecer nos versos acima de Gregório de Matos:
a) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.
b) caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio.
c) estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico moralizador.
d) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador.
e) estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.

58. A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:

a) poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
b) poesia satírica e contos burlescos.
c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
d) poesia confessional e autos religiosos.
e) poesia lírica e teatro de costumes.

59. A negação do positivismo, do materialismo e das estéticas neles fundamentadas, a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e idéias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são características do:

a) Realismo.
b) Simbolismo.
c) Naturalismo.
d) Romantismo.
e) Parnasianismo.

60.
Em tristes sombras morre a formosura,
em contínuas tristezas a alegria

Nos versos citados acima, Gregório de Matos empregou uma figura de linguagem que consiste em aproximar termos de significados opostos, como “tristezas” e “alegria”. O nome desta figura de linguagem é:
a) metáfora
b) aliteração
c) eufemismo
d) antítese
e) sinédoque




 GABARITO   ______________________________________________
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
A
A
C
D
B
C
B
C
B
A
E
C
B
A
D
A
A
E
B
D
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
A
D
D
E
C
E
A
C
E
D
B
A
A
E
C
C
E
B
B
D
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
B
A
D
C
E
D
C
B
D
A
E
B
C
B
A
D
A
C
B
D


35 comentários:

  1. gostei muito!!!
    parabéns pelo trabalho
    ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. A questão 22 está errada. Não há opção para marcarmos a resposta certa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta perguntando a qual periodo literario a caracteristica pertence no caso é o trovadorismo

      Excluir
    2. a resposta da questão 22 é o barroco !!

      Excluir
    3. Recomendo vc revisar o barroco, trovadorismo não tem nada a ver.

      Excluir
  3. Acertei 46 de 59,até que não estou Tão mal em literatura kk

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber por que a questão nº9 está no gabarito como a resposta da letra B se o ideal seria letra A, porque pergunta sobre o realismo e não sobre o naturalismo, o qual a resposta no gabarito conversa mais com o movimento naturalista e não realista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena! Boa noite! Eu li a questão,e no meu entendimento, a alternativa se refereriaais à estética naturalista. Um abraço!

      Excluir
    2. Oi, quando se fala em romance realista, fala-se em realismo. Então, o item B tem as características do Realismo. O item A focaliza mais em Naturalismo, já que a maioria dos romances naturalistas dava destaque mais ao marginalizado mesmo (vide, por exemplo, O Cortiço, Bom-Crioulo, etc. etc...)

      Excluir
  5. Eu não entendi por que a questão número 11 tem como alternativa correta a letra E e não a letra C. poderiam comentar sobre isso?

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu sou formanda em Letras pela URFJ e li em alguma parte do site que vocês aceitam sugestão de questões. Gostaria de saber como faço para enviar questões de literatura/redação, pois dou aula num curso preparatório na Baixada Fluminense e gostaria de contribuir com o site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente muito obrigado por nos visitar.
      Você pode mandar as questões para o email: gpm.mil@gmail.com
      Poderá também deixar seu email para que possamos fazer seu cadastro direto no blog para você mesma fazer suas postagens. Obrigado!

      Excluir
  7. Revisão dos gabaritos das questões 57 e 58.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 57 - Alternativa A: caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.

      Os versos acima foram retirados do poema Epílogos, de Gregório de Matos, o principal autor Barroco conhecido pelas críticas feitas à Bahia.

      Excluir
    2. 58 - Alternativa C: poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.

      Gregório de Matos escreveu mais de 700 poemas religiosos, amorosos e satíricos. Apenas para citar alguns dos mais representativos:

      "A Jesus Cristo Nosso Senhor" - poema sacro.
      "À mesma d. Ângela" - poema amoroso.
      "Triste Bahia" - poema satírico.

      Lembrando que Gregório de Matos é conhecido como "Boca de Inferno", justamente por causa dos seus sonetos satíricos.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. a 25 quinhentismo nao foi uma escola literaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi a primeira escola. A unica que não é considerada escola literária é o pre- modernismo

      Excluir
  10. respostar corretas: 41-A; 42- A; 43- D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 41 - B
      As vanguardas europeias influenciaram sobremaneira a primeira fase do Modernismo brasileiro, principalmente o Expressionismo, o Cubismo, o Futurismo, o Dadaísmo e o Surrealismo.

      Excluir
  11. Nenhuma das alternativas da questão 22 está correta. Deveria ser o Arcadismo, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Barroco, "Carpe Diem" começa no Barroco, essa informação tá no livro do edital da ESA.

      Excluir
    2. Olá! Você poderia revisar essa informação, pois o "Carpe Diem" caracteriza o Arcadismo.

      Excluir
  12. Daqui 2 anos eu volto a comentar aqui, agradecendo pela ajuda na minha aprovação, irei começar a estudar hoje, até mais.

    ResponderExcluir
  13. 58/60 . Pra quem fazia 20, acho que ta bom...

    ResponderExcluir
  14. 58/60. Pra quem fazia 20/60, ta show...

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Visa à catequese do índio, à instrução do colono, sua assistência religiosa, moral e o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza e o "homem" brasileiro.

      Excluir
  16. 46/60, acho que fui bem, antigamente nao sabia nem o que era barroco kkk

    ResponderExcluir
  17. a 56 esta errada, Gonsalves de Magalhães pertence a primeira geração romantica

    ResponderExcluir